Anasps marca presença em evento de 100 anos da Previdência Social realizado pelo Senado

Nesta segunda-feira (24), a Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e Seguridade Social (Anasps) esteve presente no plenário do Senado Federal para acompanhar a sessão solene em comemoração aos 100 anos da Previdência Social.

A sessão, para celebrar o primeiro centenário da lei Eloy Chaves, foi requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), e contou com a presença de outras autoridades como o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco Wamburg, e o Secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo da Cunha.

O senador Paulo Paim abordou o aumento na espera para a concessão do benefício, ocorrido em 2020, e afirmou que a Previdência Social é responsabilidade de todo o governo, desejando ainda vida longa ao sistema Previdenciário.

O presidente do INSS, Glauco Wamburg, abriu os debates da mesa falando sobre a grandeza das conquistas da Previdência e afirmou que é necessário enxergar a autarquia como um diamante, além de pedir uma salva de palmas em reconhecimento aos servidores da Previdência Social.

Os convidados em geral reiteraram a importância da Previdência, e abordaram o desmonte e sucateamento sofridos pela autarquia nos últimos anos.

Na oportunidade, o senador Paulo Paim ainda aproveitou para anunciar a proposta de criação da semana da Previdência Social, a ser comemorada no aniversário desta.

Já durante a segunda mesa de debate, o Secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo da Cunha, representou o Ministro da Previdência e relembrou a injustiça da demora, além de demais dificuldades que os segurados têm passado para conseguir seus benefícios. Além, é claro, de reiterar o desafio do Ministério em diminuir a fila, afirmando que o Ministério pretende entregar resultados nos próximos meses sem usar a dificuldade da fila como desculpa.

A Anasps, como entidade que defende os servidores públicos, em especial os da Previdência Social, se fará presente em quaisquer eventos voltados para a categoria, estando sempre atenta às discussões que poderão impactar a vida de seus associados.

Como representante de 50 mil associados, lutaremos para evitar que mais direitos sejam retirados e garantir que mais benefícios sejam alcançados.

Previdência Social