1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados vivem no Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública revela que, atualmente, o Brasil possui 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados em seu território.

Assim que chegam no Brasil, os estrangeiros informam à autoridade migratória o motivo da visita ao país. Se for para praticar turismo, recebe um visto válido por até dois meses; para morar temporariamente, faz-se um cadastro pela internet e pode permanecer no país por até dois anos.

Para ser aceita na condição de refugiada, a pessoa necessita comprovar que sofre perseguição, seja por motivos de opinião política, nacionalidade ou religião.  

De acordo com o diretor do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça, André Furquim, informar os imigrantes para que eles escolham o melhor para si é um grande desafio, “O nosso desafio é fazer com que o imigrante conheça a distinção entre ambos os institutos e, encarando a situação que está vivenciando, opte por aquela alternativa que lhe melhor convier. ”

Com a intensa onda migratória na fronteira com o estado de Roraima, devido à crise humanitária na Venezuela, postos de triagem estão montados pela Operação Acolhida orientam quem entra no país.

Previdência Social