Mensagem da Anasps nos 96 anos da Previdência Social

Há 96 anos nascia a Previdência Social no Brasil, com Eloy Chaves inserindo o Brasil no que havia de mais avançado no pensamento da proteção social para a nascente classe trabalhadora na Europa, idealizado pelo alemão Von Bismarck, na Alemanha.

O modelo inicial de Previdência, as caixas de aposentadorias e pensões, compôs o ideário de Eloy Chaves que chegou até nós através de uma trajetória do chamado “pacto de gerações”, em que os trabalhadores de hoje financiam os de ontem. O regime era contributivo, (não existiria benefício sem contribuição nem contribuição sem beneficio) de repartição simples, com contribuição do trabalhador e do empresário.

Abraçamos a causa que nos levou a vários institutos de aposentadorias e pensões, unificados no INSS. Inicialmente, foram incorporados os benefícios acidentários, por incapacidade, assistência à saúde e bem-estar social.

Os sucessivos ajustes no século XI  nos Regimes Previdenciários que norteia o nosso Sistema não anularam o ideário de Eloy Chaves, que hoje contempla os 60 milhões de segurados e, os 30 milhões de beneficiários do RGPS, os 12 milhões no RPPS,  os 10 milhões nos fundos de pensão e os 14 milhões nos planos de previdência e os 30 mil servidores (já fomos mais de 120 mil). O clamor da Reforma nos impede de vermos uma Previdência presente no dia a dia dos brasileiros.

Nós, servidores da Previdência, temos um protagonismo, superando desafios dificuldades, obstáculos, problemas e o desrespeito, mas abraçamos o ideário de Eloy Chaves de assegurar dignidade e tranquilidade aos que contribuíram para o seu futuro e o futuro de sua família.

Eloy Chaves não vislumbrou privilégios nem favorecimentos.

Não são eternas as incertezas do momento que angustiam os segurados, beneficiários e servidores da Previdência.

 

Alexandre Barreto Lisboa
Presidente da ANASPS

Paulo Cesar Regis de Souza
Vice-Presidente Executivo da ANASPS.

Previdência Social