Wolney Queiroz diz elaborar uma proposta “audaciosa” para zerar fila do INSS

O recém nomeado secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, concedeu entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, em que falou sobre alguns dos desafios que encontrará no cargo. Em relação à fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Queiroz disse estar elaborando uma proposta “audaciosa” para diminuí-la; o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em sua posse que pretende zerar a fila.

“A gente está elaborando uma proposta audaciosa. Quase 60 dias, temos trabalhado todos os dias em reuniões e estudos, aprofundando essa questão e tem a parte emergencial, que é a parte dos mutirões que teremos que fazer”, declarou. O secretário-executivo também falou em modernizar o sistema e facilitar o acesso digital e “remunerar melhor com produtividade os peritos-médicos”.

“Agilizando esse atendimento, vamos contribuir muito para que haja um clima melhor com relação ao INSS e o Ministério da Previdência. Nossa equipe tem uma missão constituída por um tripé – atendimento humano, célere e justo. Se a gente conseguir, será dado um grande passo para o Brasil avançar nas questões previdenciárias”, completou.

Wolney também falou sobre o cartão do beneficiário, um dos projetos do ministério encabeçado por Carlos Lupi, “O que vai ser uma coisa muito boa, porque depois vai ser usado como cartão de benefício de descontos em Uber, táxi, passagens áreas”. Sobre a abertura de novas agências e postos de atendimento, ele argumenta que é menos importante a quantidade desses locais, mas melhorar a facilidade do acesso digital.

*Com informações do jornal Folha de Pernambuco

Previdência Social