Trabalhadores autônomos foram os mais prejudicados em 2020 por pandemia, aponta pesquisa

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que, os trabalhadores autônomos foram os mais prejudicados em 2020 com a pandemia. O pior momento para aqueles que trabalham por conta própria seu deu no segundo trimestre, onde receberam 24% a menos do que a renda habitual. No quarto trimestre do ano passado, o indicador recuperou-se levemente, mas continuou abaixo dos níveis anteriores à pandemia, com recuo de 10%.

Os trabalhadores privados e sem carteira receberam 13% a menos do que a renda habitual no segundo trimestre e 4% a menos no último trimestre do ano passado. Os trabalhadores privados com carteira assinada não tiveram perda no segundo e no terceiro trimestres de 2020 e encerraram o último trimestre do ano passado ganhando 5% acima da renda habitual. No serviço público, os trabalhadores receberam 1% a mais que a renda habitual no segundo trimestre, 3% no terceiro trimestre e 5% a mais no último trimestre do ano passado.

Realizada com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a pesquisa comparou a renda média efetiva com a renda média habitual.

*Com informações, Agência Brasil

 

Previdência Social