Vacinação contra a gripe deve atingir 80 milhões de pessoas

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, influenza. A previsão é de que a campanha seja realizada em três etapas e termine em 9 de julho, tendo vacinado 80 milhões de pessoas, dos grupos prioritários definidos segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Datas e grupos prioritários

12 de abril a 10 de maio: primeira etapa que abrange cerca de 25 milhões de pessoas. Nesta etapa estão crianças com idade entre 6 meses e 6 anos de idade; gestantes e mulheres no período de até 45 dias após o parto (puérperas); povos indígenas; e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho: segunda etapa da vacinação, tendo como público-alvo, idosos com mais de 60 anos e professores. Cerca de 33 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

9 de junho a 9 de julho: terceira etapa, abrangendo 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Vacinação e covid-19

De acordo com o secretário de Vigilância e Saúde, Arnaldo Medeiros, as pessoas devem dar preferência à vacina contra a covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. “É importante que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, disse Medeiros.

Além disso, a orientação é que pessoas com quadro que sugerem infecção por covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção pelo novo coronavírus, o ideal é que a vacinação seja adiada até a recuperação clínica total do quadro de covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a do resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas.

*Fonte: Agência Brasil

Previdência Social