Trabalhador sofre com os efeitos da crise econômica e demora do Judiciário

A crise econômica e política que vem afetando o país nos últimos anos está prejudicando a classe trabalhadora de forma direta e indigesta. O Brasil está em um ciclo de aumento significativo de desemprego. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados totalizou a marca de 12 milhões de pessoas, sendo que somente no último ano de setembro de 2015 a setembro de 2016 registramos o total de três milhões de novos desempregados. Assim, atingimos a horrível sétima colocação no percentual de desempregados no mundo.

Em decorrência de tais fatos, os trabalhadores estão vendo seus Direitos serem tolhidos. Primeiro, pela crise econômica financeira das empresas. E, segundo, pela demora na tramitação de um processo perante o Poder Judiciário.

No tocante a crise financeira das empresas, em uma simples análise por falta de comercialização de produtos e serviços, o empregador para diminuir seus custos tem que rescindir o contrato de trabalho. Fato este que gera gastos e necessita de receita, tendo em vista que para dispensar o trabalhador, a empresa tem que pagar em via de regra: aviso prévio, saldo salarial, 13ª salário, férias e multa sobre o FGTS, em uma única parcela.

Previdência Social