Setembro Amarelo x Verde: você pode salvar vidas

Você pode ser o herói dessa história. A Anasps apoia essa campanha!

 

A Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), está na luta e apoia as campanhas do Setembro Amarelo e Verde. Mês de combate ao suicídio e a conscientização da doação de órgãos (respectivamente). 

 

Setembro Amarelo

O setembro amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, mais de 800 mil pessoas põem fim à própria vida. Isso significa que, no mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.

Entre jovens de 15 a 29 anos, a depressão tem sido um dos principais fatores que levam ao suicídio, nem sempre, porém, se consegue perceber que uma pessoa está precisando de ajuda. 

Se você tem algum amigo ou conhecido com sintomas depressivos, não hesite em conversar, ou indicar ajuda especializada. Você pode salvar uma vida. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação sem fins lucrativos filantrópica, reconhecida como Utilidade Pública Federal, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. 

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

 

Setembro Verde

O setembro verde é uma campanha elaborada para a conscientização a população sobre a importância das doações de órgãos. Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.

Perder um ente querido pode ser muito doloroso, mas você ainda pode salvar uma vida, há milhares de pessoas que esperam por um transplante e você pode ser o herói da história. 

A campanha setembro verde foi criada com o objetivo de sensibilizar a população da importância da doação de órgãos. Celebrado em 27 de setembro, visa conscientizar a sociedade e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto. A data foi instituída pela Lei nº 11.584/2.007.

A doação de órgãos só acontece com a autorização da família. Não é necessário deixar a vontade expressa em documentos ou cartórios, basta que sua família atenda ao seu pedido e autorize a doação de órgãos e tecidos.

Conheça os tipos de doadores: 

Doador vivo: é qualquer pessoa saudável e capaz, nos termos da lei, que concorde com a doação e que esteja apta a realizá-la sem prejudicar sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea.

Doador falecido: é qualquer pessoa identificada cuja morte encefálica ou parada cardíaca tenham sido comprovadas e cuja família autorize a doação. O doador falecido por morte encefálica pode doar fígado, rins, pulmões, pâncreas, coração, intestino delgado e tecidos. O doador falecido por parada cardíaca pode doar tecidos (córneas, pele, ossos, tendões, vasos sanguíneos, etc.).

 

Previdência Social