Servidora do INSS é condenada por advogar para segurados

Uma servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que advogava para segurados foi condenada por improbidade administrativa. A denúncia foi encaminhada à Justiça pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Segundo o processo, a técnica previdenciária que trabalhava no atendimento ao público em uma agência do instituto em João Câmara, no Rio Grande do Norte, usava sua função para cooptar segurados que tinham o benefício negado administrativamente pela Previdência Social a ingressar na justiça contra o INSS.

A servidora, que era estudante de direito, encaminhava os segurados a um escritório de advocacia onde ela atuava como estagiária. A denúncia da atuação indevida da servidora chegou até o INSS em 2012, por procuradores federais que estranharam a presença da técnica previdenciária em uma audiência de instrução contra a Previdência.

O instituto demitiu a servidora em 2017 e a AGU ingressou, no mesmo período, com a ação de improbidade administrativa contra a ex-servidora e o advogado que auxiliava nas ações contra o INSS.

 

 

Previdência Social