Servidor público: não se esqueça de realizar a prova de vida

Servidores públicos federais, inativos e pensionistas da União devem realizar a prova de vida junto ao governo para evitarem a suspensão dos pagamentos. O procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário e pode ser feito de forma digital ou presencial.

Para realizar a prova de vida de forma on-line, é necessário que o beneficiário tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e uma conta no gov.br. O procedimento é feito através dos aplicativos SouGov.Br e GOV.BR (ambos disponíveis na App Store e Google Play), onde o servidor poderá realizar a validação biométrica e facial, bem como consultar a situação da prova de vida. Também é possível emitir o comprovante do recadastramento após sua realização. Clique aqui para saber como realizar a prova de vida digitalmente.

Já no caso do atendimento presencial, o servidor/beneficiário deverá comparecer à agência bancária onde o pagamento é realizado em posse da documentação necessária (RG e CPF).

Com informações do jornal Extra e do portal gov.br.

Previdência Social