Segurados do Amazonas têm benefícios transformados

A operação pente-fino vem sendo realizada desde o último mês de setembro pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e já cessou o pagamento de 8.442 pessoas em todo Brasil. Para o economista José Fernando Pereira, a revisão dos benefícios por incapacidade vai trazer maior controle e evitar a evasão de gastos da Previdência Social.
“Existe muita fraude, então o órgão faz esse trabalho de rotina para evitar que o déficit da previdência aumente. Essa ação não deverá ter grande reflexo na economia do Amazonas ou do Brasil, mas vai evitar bastante evasão de recursos”, apontou o economista.
Segundo dados da Secretaria Executiva Estadual do INSS no Amazonas, são 10.409 beneficiários no Estado, sendo que 2.785 recebem auxílio-doença e 7.624 estão aposentados por invalidez.
O Instituto estima que até 20% dos benefícios do auxílio-doença sejam convertidos em aposentadoria por invalidez, sendo que em âmbito nacional, de acordo com o último levantamento realizado até 15 de outubro, 1.013 benefícios já foram transformados.

Previdência Social