Segurado do INSS terá três chances para fazer a perícia

Os segurados que forem pegos pelo pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e receberem carta para fazer uma nova perícia, terão até o mês de novembro para marcar o exame.

Serão dadas três chances para o agendamento da perícia e quem não passar pelo exame terá o benefício suspenso.

Para os segurados que recebem auxílio-doença há mais de dois anos, a perícia será feita em setembro. Já os aposentados por invalidez serão chamados em outro momento. O agendamento é feito exclusivamente pela Central 135.

Caso o segurado não realize o agendamento, o governo irá convocá-lo na segunda etapa por meio de publicação em edital em jornais de grande circulação e a terceira e última convocação será feita por meio de rede bancária, onde o segurado será informado no momento em que for sacar o benefício.

Em todo o país serão chamados 530 mil beneficiários que recebem o auxílio-doença e 1,2 milhão que recebem aposentadoria por invalidez.

O número de adesões dos médicos peritos ao programa, surpreendeu a expectativa do presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Cardoso Alves. A estimativa da associação era que 70% dos médicos participassem do programa. Mas segundo balanço parcial 82% dos médicos devem participar do pente-fino.

O pente-fino é uma ideia do governo de revisar os benefícios por incapacidade concedidos há mais de dois anos e identificar falhas na concessão de benefícios de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho.

Os benefícios que serão revisados pelo governo por falta de fiscalização têm um custo anual de R$ 23 bi.

Previdência Social