Segurada afastada não consegue auxílio

A segurada Marli Lino de Menezes, 47 anos, afirma que não consegue receber o auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ela tem uma doença respiratória crônica e recebeu o benefício durante um ano, mas quando passou por perícia, em janeiro deste ano, teve o auxílio cortado. A segurada chegou a retornar ao trabalho, mas depois de um mês, se afastou novamente.

Quando solicitou o novo auxílio-doença ao INSS foi informada de que havia perdido a qualidade de segurada. Marli chegou a ter o benefício concedido após passar por perícia, no dia 29 de setembro, mas não conseguiu receber a quantia. “O perito concedeu auxílio de 4 de agosto a 13 de novembro, mas não consegui receber.”

Para o advogado Luiz Pereira Veríssimo, o INSS errou ao negar o auxílio, pois quem está recebendo benefício mantém a qualidade de segurado, independentemente das contribuições. Segundo ele, Marli deve entrar com recurso administrativo ou buscar a Justiça.

Segundo informações do INSS, o mesmo afirmou que ainda que vai reavaliar os dois últimos auxílios-doença recebidos pela segurada para verificar com base em quais contribuições eles foram concedidos.

Previdência Social