Secretário de Aquicultura e Pesca fala sobre as mudanças no seguro-defeso

Medidas visam diminuir o número de fraudes no pagamento do benefício
Byanca Guariz

A fim de garantir economia aos cofres públicos, o governo federal tem adotado medidas que visam combater a concessão irregular do seguro-defeso. Até o final deste mês deve ser implantado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento um novo cadastro para os pescadores profissionais que recebem o seguro-defeso (benefício no valor de um salário mínimo pago a pescadores profissionais na época em que a pesca é proibida).

Em entrevista exclusiva a Anasps TV, o secretário da pasta, Jorge Seif, deu detalhes de como irá funcionar essa medida, que na prática, deve proporcionar uma economia de R$ 2 bi.

Seif comentou que entre os beneficiários irregulares existem médicos, dentistas, militares, prefeitos e vereadores. E que a intenção do governo não é retirar o benefício dos pescadores, mas, garantir que ele seja pago a quem realmente faz jus.

 

Linha direta

O descadastramento irregular, poderá ser feito diretamente do número 135 – linha direta criada, para a realização do processo. As colônias de pescadores e outras entidades representativas da categoria ficarão responsáveis por receber e organizar os dados.

 

Irregularidades

A decisão de mudar o sistema de cadastramento dos beneficiários já havia sido anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O motivo, segundo ele, é o combate às fraudes que atingem hoje, cera de 66% dos benefícios.

 

Previdência Social