Saúde mental em tempos de pandemia: covid eleva número de pessoas com depressão

Estudo revela que pessoas contaminadas desenvolveram problemas neurológicos ou mentais

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é a maior emergência de saúde pública que a comunidade internacional enfrenta em décadas. Além das preocupações quanto à saúde física, traz também preocupações quanto ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado pela população em geral.

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e divulgado na revista especializada, Lancet Psychyatry, revela que, uma em casa três pessoas contaminadas pela covid-19, desenvolveu problemas neurológicos ou mentais, como ansiedade e depressão, em até seis meses após a cura.

Os pesquisadores afirmaram que ainda não está claro como o vírus estaria relacionado as doenças psicológicas. Entre os distúrbios mais comuns estão ansiedade (17%) e transtornos de humor (14%). Segundo o estudo, esses tipos de sequela não aparentam ter relação com o quão leve ou grave foi a infecção. Já entre aqueles que estiveram internados em estado grave, há uma prevalência de acidente vascular cerebral (7%) e de casos de demência (2%).

O estudo analisou dados de 236.379 pacientes americanos que tiveram covid-19 e revelou que 34% deles desenvolveram algum distúrbio neurológico até seis meses depois de terem se recuperado da doença.

*Fonte: DW Made for minds

Previdência Social