Saúde alerta Sul e Sudeste sobre febre amarela

O verão é o período de maior ocorrência de doenças transmitidas por mosquitos, inclusive a febre amarela. 

O Ministério da Saúde alerta a população para tomar a vacina contra a doença, principalmente aqueles que residem nas regiões Sul e Sudeste. O alerta para essas regiões é feito pois, possuem grande contingente populacional e baixo número de pessoas vacinadas.

O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de vida e 59 anos de idade que não tenham comprovação de vacinação. Em 2020, as crianças passaram a ter um reforço aos quatro anos de idade. É importante lembrar que todo o público-alvo devêm se vacinar. 

Atualmente, o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre, ou seja, transmitida por mosquitos que vivem no campo e florestas. O macaco, principal hospedeiro e vítima da febre amarela, funciona como sentinela, indicando se o vírus está presente em determinada região.

Em 2020, o Ministério da Saúde vai ampliar, gradativamente, a vacinação contra febre amarela para 1.101 municípios dos estados do Nordeste que ainda não faziam parte da área de recomendação de vacinação. Dessa forma, todo o país passa a contar com a vacina contra a febre amarela na rotina dos serviços.

 

 

 

Previdência Social