Equipe desenvolve plataforma para combater violência contra a mulher

Cerca de 28 voluntários, entre professores e alunos vinculados ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pretendem lançar, em fevereiro, uma plataforma de combate à violência contra mulher. 

A plataforma funcionará por meio de um aplicativo instalado no celular que capta sons do ambiente em que a vítima está presente, para identificar palavras ou ruídos que possam ter sido produzidos em um contexto de violência. 

Batizada de Hear (Helping Everyone to Actively React – Auxiliando a todos a reagir ativamente), a ferramenta possibilitará que uma ocorrência seja comunicada a pessoas que estejam próximas do local de onde a violência está sendo praticada e possam socorrer a vítima e contatar a polícia. 

O download será possível após a efetuação de um cadastro na plataforma web. As notificações sobre os casos de agressão serão emitidas por WhatsApp às pessoas também cadastradas, que estiverem nas redondezas. O serviço será disponibilizado de forma gratuita.

A proposta foi apresentada por um aluno, cuja mãe foi vítima de agressões cometidas pelo ex-companheiro. 

O grupo que concebeu o projeto está realizando diversos testes, a fim de eliminar a possibilidade de existirem falsos negativos. Diante desse problema, os criadores cogitam adicionar um botão que desabilite o aplicativo em algumas situações, como, por exemplo, ao assistir um filme para que as falas dos personagens não sejam captadas e identificadas como ameaça. 

A iniciativa foi um dos cinco projetos finalistas do EU-Brazil Innovation Pitch 2019, competição em que pesquisadores podem apresentar trabalhos que tenham um caráter inovador.

 

Fonte: Agência Brasil 

 

Previdência Social