São Paulo: Governo publica decreto que regulamenta gratuidade para pessoas idosas no transporte público

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um decreto no último sábado (21) regulamentando a gratuidade para pessoas entre 60 e 65 anos. Com isso, os passageiros dessa faixa etária podem usufruir do transporte coletivo sem pagar em trens, metrô, ônibus intermunicipais e no veículo leve sobre trilhos (VLT).

As empresas de transporte público têm 15 dias para instalação do serviço, que permitirá que as pessoas idosas usem o benefício. Isso será feito através de um bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

No sistema metroviário, a gratuidade será garantida através do cartão TOP ou do Bilhete Único. O TOP também será usado no sistema de ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo. A bilhetagem eletrônica será utilizada no VLT da Baixada Santista e em serviços gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Aqueles que já têm o cartão TOP não precisarão solicitar outro; aqueles que não o tem poderão solicitar através do aplicativo TOP ou por agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.

A Prefeitura de São Paulo também garantiu a retomada da gratuidade para pessoas entre 60 e 65 anos que utilizam o transporte público da capital paulista. Em 2020, o benefício foi retirado tanto pela prefeitura quanto pelo governo estadual.

*Com informações da Agência Brasil

Previdência Social