Novidade: Perfil Profissiográfico Previdenciário permite emitir documento por meio eletrônico

O serviço de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) já pode ser acessado no site do Meu INSS. A nova funcionalidade permite que o documento seja emitido em meio eletrônico a partir das informações do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais – eSocial. Em breve a ferramenta estará no aplicativo.

O que é o PPP?

O PPP é um documento que traz o histórico laboral do trabalhador e informações como os dados administrativos da empresa e do trabalhador; registros ambientais; etc. O segurado que possuir períodos trabalhados em atividade especial deve mostrar este documento ao INSS para que esses períodos sejam reconhecidos.

Para períodos trabalhados a partir de 1° de janeiro de 2023, será exigido somente o PPP em meio eletrônico. Para períodos anteriores, o trabalhador ainda precisa solicitar à empresa o PPP em meio físico (papel) e anexar esta documentação em seu pedido de aposentadoria.

Outras informações sobre o novo PPP podem ser vistas no site do eSocial.

*Com informações Gov.br.

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