RJ: divulgada lista de servidores que não fizeram prova de vida

Foi divulgada, nesta terça-feira (20), no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a lista dos servidores estaduais que não fizeram a prova de vida. São ativos, inativos e pensionistas com benefícios pagos pelo Rioprevidência, assim como empregados públicos, ocupantes de cargos comissionados, contratados temporariamente e beneficiários de pensões especiais, que fazem aniversário no mês de julho e não fizeram o recenseamento até 8 de agosto deste ano.

Segundo o governo, aqueles que não procurarem o banco até nove de setembro terão o pagamento suspenso a partir da folha de setembro, paga em outubro, até que a situação seja regularizada.

 

O que é necessário para realizar a prova de vida

Ativos: apresentar documento de identidade com foto (inclusive digital), CPF e comprovante de residência em nome do próprio, referente a um dos três últimos meses ou, na ausência deste, declaração de residência preenchida antes. Além disso, será preciso levar PIS/Pasep e título de eleitor (valem também e-Título e comprovante de votação ou quitação eleitoral em 2018), além de carteira de trabalho.

Inativos e pensionistas: serão necessários os mesmos documentos citados acima, exceto a carteira de trabalho. No caso dos pensionistas, será preciso levar a certidão de nascimento (se o menor não tiver RG). Os adolescentes que não tiverem comprovante de residência em seu nome deverão apresentar declaração assinada pelo titular do endereço onde moram. O menor de idade deverá ser representado pelo pai ou pela mãe, pelo tutor, pelo curador ou pelo guardião. Se for emancipado, terá que apresentar declaração de emancipação ou documento equivalente.

Pessoas com dificuldade de locomoção: o procedimento poderá ser feito por um procurador. Este representante deverá ter uma procuração outorgada há menos de três meses, emitida com poderes específicos e firma reconhecida. Documentos originais ou cópias autenticadas do titular deverão ser levados.

Com informações do jornal Extra

 

Previdência Social