Rio de Janeiro: audiência discute convocação de aprovados em concurso da Polícia Civil

A Comissão de Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniu na última terça-feira (7) para debater sobre as convocações de aprovados em concursos para a Polícia Civil. Segundo a Comissão, seria possível trazer uma solução para mais de 2,6 mil aprovados em certames nos últimos 18 anos.

Entraram em discussão os aprovados em concursos para cargos como: investigador (2005), oficial de cartório (2012), perito criminal (2012), oficial de cartório (2013), papiloscopistas (2014), entre outros. Estiveram na reunião o procurador-geral do Estado, Fernando Barbalho Martins, e os subsecretários de Polícia Civil, Adilson de Faria Maciel e Tarcísio Andreas Janssen.

Na audiência, a Polícia Civil recebeu sinalização positiva do governo para aumentar o número de vagas de convocados em três concursos realizados em 2021 para delegados (de 50 para 116), para perito criminal (de 5 para 38) e para perito legista de (de 25 para 87).

Quanto aos aprovados nos concursos até 2018, o Executivo estadual alegou que não poderia convocar os aprovados, por conta de uma lei aprovada em 2019 que suspendeu a validade de concursos públicos realizados antes do decreto de calamidade pública na administração pública do Estado.

*Com informações do jornal Extra.

 

Previdência Social