Rescisão indireta no contrato de trabalho: O que você precisa entender

Veja como funciona e as consequências deste procedimento

Quando o empregador demite o seu empregado, este procedimento é a rescisão indireta ou justa causa do empregador. Para que o contrato seja rescindido por meio da demissão por justa causa, precisa haver um motivo considerado sério e que impossibilite o empregado a continuar trabalhando. Também pode acontecer de o trabalhador alegar que a empresa não está cumprindo com o que foi determinado no contrato de trabalho ou se existir faltas graves.

Como fazer a rescisão indireta

A situação precisa ser analisada por um advogado especialista, que pode oferecer alternativas mais viáveis, e fazer uma negociação com o empregador para tentar resolver a situação. O procedimento é declarado através de uma sentença judicial. A rescisão sempre traz prejuízos para a empresa.

Consequências

Se o tribunal decidir que há motivos para fazer a justa causa do empregador, a consequência é a rescisão do contrato de trabalho. A empresa irá pagar as verbas indenizatórias ao colaborador. Alguns casos são precisos pagar a indenização para o trabalhador, mas cada caso será analisado.

*Fonte: Jornal Contábil

Previdência Social