Reforma da Previdência pode ser adiada

O envio da proposta de reforma da Previdência Social pode ser mais uma vez adiado.

A equipe política do governo Temer acredita que a proposta só deve ser encaminhada ao Congresso Nacional após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição PEC (241 na Câmara dos Deputados e que agora atende pelo número 55 no Senado Federal) do teto de gastos.

Como justificativa para o adiamento, assessores presidenciais afirmam que a reforma é um tema muito polêmico, que pode atrapalhar a votação da PEC.

Já a área econômica é contra adiar e avalia que o ideal é encaminhar a reforma, pois a Câmara já encerrou a votação e pode dedicar tempo a iniciar as discussões sobre as mudanças nas regras da aposentadoria.

Entre as propostas que estão sendo discutidas, estão a regra de transição, idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, além de um pedágio para completar a idade que falta para a aposentadoria. Além disso, está sendo estudada a possibilidade de cobrança de uma contribuição mínima individual do trabalhador rural, o fim da paridade do servidor inativo com ativo, a desaposentação que poderá ser proibida, entre outros pontos.

Previdência Social