Recolhendo cacos de vidro, cascas de banana e miguelitos no Congresso

Até parece que virou uma unanimidade a campanha e a retaliação das elites contra o Capitão que tem uma base política ruim, inepta e incapaz.  Falta dimensão. Tem um governo, tem ministério, com alguns lapsos (Educação e Turismo), mas não tem base política.

Tem uma proposta de reforma da Previdência complexa e duvidosa, fruto da teimosia de um cidadão ultraliberal… 

Querem lhe dar a base política da “velha política” e já tem dois trogloditas infiltrados. O líder no governo no Senado e o líder da maioria na Câmara. São dois sobreviventes do tsunami que varreu a Câmara e o Senado e que querem voltar à cena do crime organizado. 

Em São Paulo, a Exame (vendida por 1 ao Pactual) escreveu  que“ A ordem do presidente Jair Bolsonaro para que militares celebrem o dia 31 de março de 1964, data em que se iniciou a Ditadura Militar, pode trazer consequências no processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, Pode? 

Em Brasília, o deputado Evair de Melo, do PP do Espírito Santo, resolveu desabafar.

 “Eu me sinto um lixo quando ouço dizer que o governo vai começar a distribuir cargos e emendas” 

 A Oposição ao capitão foi ao orgasmo com a aprovação da pauta bomba da Câmara da liberação impositiva das emendas de bancada impositivo, proclamando como uma estrondosa derrota do governo… 

Rodrigo Maia, com sua candura juvenil, afirma que o “orçamento impositivo é para investimento”. Fala pensando na liberação das emendas parlamentares objeto das mais graves negociatas que sem tem notícia. Há 12 mil obras paradas, fruto de tais emendas, aprovadas, liberadas e pagas, em negócios escusos, sem que as obras apareçam. O Brasil que eu quero da Globo mostrou antes das eleições. 

“Estamos apenas recuperando as prerrogativas do Parlamento. Fortalecer o Parlamento, não ser contra o governo. Não pautei e derrubei o acordo dos vistos, pois este sim prejudicaria a imagem do presidente do exterior. Por uma decisão já tomada, seja certa ou errada, ele estava lá representando o Brasil. ” Acredite se quiser. Por trás da Emenda de 2015 está o DEM, de Rodrigo e Lorenzoni que defendem emendas e cargos. 

Rodrigo Maia e representantes de 13 siglas na Câmara que respondem por 291 deputados da “velha política” anunciaram que estão comprometidos com a reforma da Previdência, desde que haja o troco:   liberação de emendas e cargos. 

O capitão já saltou muitas arapucas armadas pela “velha política”. Marcou presença nos Estados Unidos, Chile e na questão da Venezuela. Seus adversários condenam a visita a Israel, por ter afirmado que mudaria a embaixada do Brasil de Telavive para Jerusalém, como fizeram os Estados Unidos. 

Vem sendo combatido por parte da mídia porque não dá entrevista a maior rede de tevê e cortou o duto da grana. A retaliação atinge ele e seus ministros civis, esculachados pelo que fazem ou deixam de fazer.

 

Comunicado 

A velha política espera vencer o capitão pelo cansaço com ameaças de que não dialoga, não governa, não conversa, não faz pajelança. Vencendo, acaba o governo. Nomear bandidos para cargos públicos foi o que a velha política fez. Mais: entregar dinheiro a ladrões. Foi o que a “velha política” fez. O capitão reage à estúpida maneira de se fazer política, loteando o governo com safados. Não perceberam que foram eleitos no vento que sobrou e que levou a metade de seus antecessores. Mas querem fazer o mesmo.  Cansei de escrever que a criação do setor do toma lá da cá na Casa Civil era um risco! Senador e deputado não papo furado nem cafezinho, só emendas e cargos. 

 

Serrote

Até agora não apareceu ninguém da Receita federal nem da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, nem do Procon, só da Irmandade dos Bonecos de Olinda, os inimputáveis, para ver como pode a VEJA ter sido vendida por 1 real para um empresário que compra empresas quebradas ou como pode a Revista Exame ter sido igualmente vendida por 1 real ao BG Pactual. Daqui a 20 anos, a PGFN anunciará que não pode cobrar nada da VEJA, nem da EXAME. Isto com autoridade de quem não cobra devedor algum. Os donos da VEJA estão em algum albergue, na pior miséria do mundo…. Vê se pode?

 

Mirante 

  • A Folha de São Paulo está sob nova direção desde 17 de março. Sérgio Dávila, no jornal há 25 anos, os últimos nove como editor executivo, é o novo diretor de Redação, sucedendo a Maria Cristina Frias, que ficou no posto por seis meses, desde a morte do irmão Otávio Frias Filho. O comunicado emitido pela empresa limitou-se a informar que a mudança foi uma decisão dos acionistas. Sabe-se que Luiz Frias, irmão de Cristina e do falecido Otávio, detém 2/3 do capital da Folhapar, que controla integralmente a Folha de São Paulo e 64,6% do UOL. E que, como majoritário, tem também o controle da organização. Mas nesta reestruturação contou ainda com o apoio de Fernanda Diamante, viúva de Otávio e uma das três acionistas da Folhapar com direito a voto, ao lado do próprio Luiz e de Cristina. Isso limitou qualquer movimento de Cristina em obstar o processo.
  • Uma nova pauta bomba pode sacudir a Câmara dos Deputados na semana que vem, por pressão de governadores que estão há três meses rodando a bolsa em Brasília e não conseguem administrar a violenta corrupção em seus estados. Não há um processo contra os ladrões do erário nos Estados. O Ministério Público e a Policia Federal não foram acionadas contra os marginais. Não há uma só ação reduzindo despesas, cortando gastos, desempregando terceirados e comissionados, reduzindo folha e o roubo. A pauta bomba virá através da Lei Kandir. Rodrigo Maia ameaça votar projeto obrigando a União pagar as diferenças da Lei Kandir Rodrigo guarda outra carta na manga: a revogação da isenção de vistos…
  • Líderes de partidos na Câmara articulam um “pacote de bondades” aos partidos políticos. A ideia é votar, em caráter de urgência, projeto que prevê anistia das multas da Receita Federal a siglas que não aplicaram seus recursos de forma adequada. Um escândalo, um escarnio, uma esbornia. E A Justiça Eleitoral? Fechada para balanço. Dede acordo com levantamento divulgado (26.mar.2019) pelo jornal Valor Econômico, 70% dos diretórios municipais de 8 dos principais partidos políticos estão no vermelho com pendências na Receita: MDB, do PDT, do PC do B, do PSL, do PT, do DEM, do PP e do PSDB. A cifra chegaria a R$70 mi e poderia comprometer candidaturas nas eleições de 2020.
  • A lista de países de tratamento especial e diferenciado da OMC, em que os países se autodenominam, dá vantagens especiais como mais tempo para cumprir acordos e outras flexibilidades. Segundo Guedes, Lighthizer disse que o Brasil precisa entender que para entrar na OCDE teria que deixar a lista de países de tratamento diferenciado. Pelo menos dois países membros da OCDE, Coreia do Sul e Turquia, estão na lista de países com tratamento diferenciado. De acordo com uma fonte que acompanha essas negociações, a questão do governo norte-americano com o Brasil é mais complexa. 
  • O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Froner Bicca, afirmou que, após a tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho (MG), resolução da agência proibiu em todo o território nacional a construção de novas barragens similares à que rompeu na Mina do Córrego do Feijão. Ele confirmou que todas as barragens desse tipo (de alteamento a montante) serão extintas e desativadas no Brasil até 2023.Victor Hugo Froner Bicca informou que o país tem atualmente 769 barragens de mineração, sendo 425 delas inseridas na PNSB por atenderem os requisitos de tamanho, volume, natureza do material barrado e serem de dano potencial alto, reclamou que a situação dos servidores ainda não foi resolvida e clamou pela realização de concurso público para o provimento de pelo menos 220 vagas na entidade.
  • A Comissão de Transparência (CTFC) do Senado aprovou   realização de uma audiência pública com o secretário especial de Comunicação Social, Floriano Barbosa Amorim Neto. A iniciativa partiu da senadora Eliziane Gama (PPS-MA), que é jornalista, e pretende saber a posição do governo em relação a questões como mídias sociais, fake news, rádios comunitárias e verbas publicitárias. — Qual a visão do governo e como a repartição de verba para propaganda é feita em relação aos veículos? Qual o critério para aplicação do orçamento, que é significativo, embora tenha havido redução de R$ 200 mi? A parlamentar cobrou também um compromisso do governo no combate às notícias falsas pela internet. Segundo ela, levantamentos feitos por portais nacionais mostraram que 60% das publicações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro poderiam ser falsas ou relacionadas a informações inverídicas.
  • Em conversa com o Vice-Presidente Executivo da ANASPS, o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira revelou que esteve visitando agências do INSS e confirmou que em algumas delas encontrou um funcionário. Todos os demais se aposentaram. Aliás, mais de 6 mil nos últimos dois anos. Renato manifestou intenção de solicitar a abertura de concurso público. Seus colegas de Ministério da Economia, onde o INSS se localiza, são contrários.

 

Central dos Servidores 

  • A Brasiltour informa: ROGÉRIO NAGAMINE COSTANZI, Subsecretário do Regime Geral de Previdência Social e EVA BATISTA DE OLIVEIRA RODRIGUES, Coordenadora-Geral de Legislação e Normas da Subsecretaria do Regime Geral de Previdência Social, no período de 04 a 11 de maio de 2019, para participarem de Reunião de Negociação para elaboração do Acordo de Previdência Social entre o Brasil e a Noruega, em Oslo (Noruega).
  • Mudança na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa. Foi nomeado IDERVÂNIO DA SILVA COSTA, e exonerado GABRIEL DE MELLO GALVÃO
  • Exonerado, a pedido, MAURO SODRÉ MAIA Diretor-Executivo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI

 

A Brasiltour desandou no Ministério da Saúde:

 

LIZ MARIA DE ALMEIDA, Chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, da Secretaria de Atenção à Saúde, para realizar visita acadêmica ao Hospital Italiano de Buenos Aires (HIBA), com o objetivo de participar de conferência na área de câncer e saúde pública e discutir possível cooperação técnico científica, em Buenos Aires – Argentina, no período de 3 a 7 de abril de 2019,

DANIELA FERREIRA SALOMÃO PONTES, Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, da Secretaria de Atenção à Saúde, com a finalidade de participar de missão para cooperação internacional com vistas ao desenvolvimento do Transplante Multivisceral no Brasil, respectivamente nas cidades de Baltimore, Omaha, Milwaukee, Richmond e Orlando – EUA, no período de 23 de março a 5 de abril de 2019,

LUÍS PAULO MENDES DIAS, Analista Técnico de Políticas Secretaria de Vigilância em Saúde, com a finalidade de participar de Reuniões da Comissão de Vigilância em Saúde do MERCOSUL (COVIGSAL) e da Comissão Intergovernamental do Regulamento Sanitário Internacional do MERCOSUL (CIRSI), em Buenos Aires – Argentina, no período de 7 a 13 de abril de 2019,

LETÍCIA CASADO COSTA, , Tecnologista em exercício na Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, da Secretaria de Atenção à Saúde, com a finalidade de realizar estágio sênior em gestão do conhecimento e controle de câncer, na Universidade Nova de Lisboa, bem como participar do 3º Encontro Luso-Brasileiro de Avaliação em Saúde e Gestão do Conhecimento: avaliação em saúde nos estados membros da CPLP – da teoria à prática e do 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical – Políticas e Serviços de Saúde, em Lisboa – Portugal, no período de 2 de abril a 1º de maio de 2019

ANA LUIZA FERREIRA SALES, Médica da Área de Insuficiência Cardíaca e Transplante, do Instituto Nacional de Cardiologia-INC, da Secretaria de Atenção à Saúde, com a finalidade de participar da 39ª Reunião Anual e Sessões Científicas da Sociedade Internacional para Transplante de Coração e Pulmão (ISHLT), em Orlando, Flórida – EUA, no período de 1º a 7 de abril de 2019

FRANCISCO SÁLVIO CAVALCANTE PINTO, Médico do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Ceará, lotado no Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza, com a finalidade de participar de Congresso Americano de Urologia, em Chicago – EUA, no período de 2 a 7 de maio de 2019,

 

Um vassourão passou pelo Senado com 150 exonerações. Trata-se uma “oxigenação” da equipe, disse o presidente da Casa, Davi Alcolumbre. O processo foi considerado pelo presidente como natural em uma nova administração. Nomeia-se e exonera-se todos os dias no Diário Oficial — afirma.

 

A Deputada Federal do PPS, Carmen Zanotto obteve 84.703 votos totalizados (2,39% dos votos válidos) e foi eleita Deputada Federal em Santa Catarina no 1º turno das Eleições 2018.

Foto: Agência Câmara


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

 

Previdência Social