R$ 25 bilhões estão à espera para saque de trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep

Um levantamento do “Jornal Nacional”, da TV Globo, constatou que cerca de R$ 25 bilhões estão disponíveis na Caixa Econômica Federal para trabalhadores que contribuíram com o PIS/Pasep e que têm direito ao benefício. Uma medida provisória de 2019 permitiu que os participantes do fundo pudessem realizar o saque de forma geral (antes, era permitido apenas em casos específicos como doença grave e aposentadoria) – estão contemplados servidores públicos e trabalhadores do setor privado com carteira assinada entre 1971 e 1988.

Mais de 10 milhões de pessoas podem resgatar os valores nas agências da Caixa, lotéricas, nos canais de comunicação do banco ou no aplicativo do FGTS: correntistas da Caixa têm acesso ao crédito automaticamente; já os portadores do Cartão Cidadão podem sacar valores de até 3 mil nos autoatendimentos, lotéricas e correspondentes do banco. Pessoas sem vínculo com a Caixa devem procurar uma agência com um documento com foto. Beneficiários de falecidos terão que comparecer a uma unidade Caixa com certidão de óbito e comprovante de vínculo familiar.

Os saques ficarão disponíveis somente até 2025; após esse prazo, os valores não sacados voltam aos cofres públicos. Por essa razão, a Defensoria Pública da União, solicitou à Caixa que os beneficiários sejam comunicados quanto à existência do benefício. O banco respondeu que divulgará uma campanha a respeito.

Previdência Social