Qual a documentação necessária para obter o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que, devido a uma enfermidade, se encontram temporariamente incapazes de realizar suas atividades laborais. O primeiro passo para receber o benefício é realizar a perícia médica. Para provar a incapacidade, o segurado precisa apresentar uma documentação, além de comparecer à perícia com exames, laudos e atestados médicos. Também é necessário reunir outros documentos para concessão do benefício. Veja:

– Documento oficial com Foto;

– Carteira de Trabalho ou carnês de contribuição;

– Número do PIS/PASEP;

– Declaração assinada pelo empregador (em casos de empregado);

– Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se esse for o caso;

– Atestado ou laudo médico que comprove a doença, o tratamento indicado, o período sugerido de afastamento do trabalho e a justificativa da incapacidade de trabalho. Nele ainda devem constar: identificação do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), data, assinatura, carimbo e CRM do médico;

– Exames médicos que comprovem a enfermidade.

*Com informações, R7

Previdência Social