Próximo concurso do INSS será regionalizado

Como nos certames anteriores, vagas serão lotadas entre as dezenas de áreas de abrangência do Órgão, confirma interlocutor do Instituto

O próximo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será regionalizado, assim como nos certames anteriores. A informação é de um interlocutor do Instituto, que conversou com a Anasps, nesta quinta-feira (21/07). Isso significa que as 1.000 vagas de nível médio a serem disponibilizadas para técnico do Seguro Social serão lotadas entre as dezenas de áreas de abrangência do Órgão.

 

“O INSS está dividido em 98 gerências executivas, que são áreas administrativas que abrangem várias cidades. Portanto, quando o candidato se inscrever, terá que escolher para qual dessas 98 áreas do país deseja concorrer”, informou a fonte à Associação.

 

Apesar de o Ministério do Trabalho já ter divulgado o quantitativo de vagas e o salário inicial para os cargos de técnico (R$ 6,5 mil), o concurso do INSS de 2022 segue sem edital, uma vez que uma comissão específica do Instituto ainda estuda qual será a banca organizadora do processo seletivo. De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do Órgão, Jobson de Paiva Silveira Sales, essa análise se encerra no dia 5 de agosto e, poucos dias depois, a banca deverá ser anunciada.

 

Sales destacou, ainda, que esse será o primeiro concurso da história do INSS com duas fases. “Teremos a prova objetiva, que será aplicada ainda este ano, e o curso de formação, com início no próximo ano”, informou.

 

Vale reforçar que as vagas autorizadas pelo Ministério da Economia estão bem abaixo do solicitado, inicialmente, pelo INSS, hoje com déficit de mais de 7 mil servidores, entre técnicos e analistas, segundo a diretoria de Gestão de Pessoas do Órgão. O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou que a previsão é de que os mil candidatos classificados no próximo concurso sejam nomeados em fevereiro de 2023.

Previdência Social