Prova de vida digital: conheça a nova modalidade de serviço do INSS

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético

O governo ampliou na última terça-feira (23) para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. No primeiro momento trata-se de um projeto-piloto de prova de vida por biometria, ou seja, um teste. Portanto, não está disponível para todos os segurados, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Dataprev, farão os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários.

O órgão já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis nesta etapa da prova de vida digital. O número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado, segundo o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

Para realizar a biometria facial, o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

Como será?

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Veja a seguir o passo a passo!

Ao logar no Meu INSS o benefício com prova de vida pendente verá esta notificação e será direcionado ao aplicativo MeuGov.br.

Veja abaixo como realizar a biometria facial.

  1. Entre no Aplicativo Meu Gov.br e clique em Autorizações. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em Autorizar;

  2. Confirme que aceita autorizar clicando em Realizar Validação;

  3. Clique em Permitir para que o Meu Gov.br use a câmera do seu celular;

  4. Para confirmar sua identidade preencha o dado solicitado com a informação no seu documento e clique em Prosseguir;

  5. Leia com atenção as dicas para fazer a prova de vida com sucesso;

  6. Agora o aplicativo fará a leitura das imagens de seu rosto. Siga os comandos da tela e o círculo começará a ficar verde;

  7. Tente não retirar o rosto do círculo. Caso isso aconteça terá que começar novamente;

  8. Uma outra opção é usar câmera traseira com a ajuda de outra pessoa;

  9. A barra abaixo mostra quanto tempo falta para que conclua os movimentos do seu rosto;

  10. Quando terminar todos os movimentos corretamente sua Prova de Vida estará concluída!

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Fonte: INSS

Previdência Social