Saúde incentiva brasileiros a doarem sangue antes de serem vacinados

Doações podem diminuir devido o tempo de restrição de alguns imunizantes; doe antes de se vacinar e salve vidas

Enquanto o plano de vacinação contra a Covid-19 é executado, o Ministério da Saúde incentiva os cidadãos a doarem sangue antes de serem vacinados. O apelo surge devido o impedimento temporário para que aqueles que receberem certos tipos de vacinas compareçam aos locais de doação.

O tempo de restrição pós vacina ocorre porque micro-organismo da imunização, ainda que na forma atenuada, ainda circula por um período determinado no sangue do doador. E em casos de pacientes que por acaso tenham reações adversas há um risco de o receptor desenvolver a Covid-19.

Com a pandemia, os volumes de doações de sangue diminuíram variando entre 15% e 20% nos hemocentros de todo Brasil. Apesar de ainda não registrado casos de desabastecimento, a situação é alarmante, pois o consumo é diário e contínuo, afinal, as anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves ainda ocorrem todos os dias. Lembrando que o sangue é insubstituível e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.

A Anasps apoia essa causa e motiva seus associados. Faça a sua parte, uma simples atitude pode salvar vidas.

Fique atento as condições básicas para doação, a Anasps separou um guia para te ajudar. Confira:

Doação

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);

– Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

– Há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições em nossa lista de impedimentos;

– Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. (Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento);

– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar duas horas antes da doação.

Alimentação

Nada de jejum! É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação.

– Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.

– Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes.

Agendamento

Por conta da pandemia, os hemocentros pelo país adotaram medidas de segurança para evitar aglomerações e outros fatores de propagação do coronavírus. Os doadores precisam agendar um horário de atendimento, via internet ou telefone (consulte portais do hemocentro da sua região para mais detalhes), e cada unidade passa pelo devido procedimento de higienização, tanto dos locais de circulação quanto para lavagem de mãos das pessoas.

Assim como a Covid-19, com a falta de sangue muitas vidas são perdidas. Não deixe de doar e ajude a salvar quem precisa.

Previdência Social