Protocolo para evitar contaminação por covid deve ser cumprido nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elaborou uma série de medidas que devem ser respeitadas pelos eleitores nos dias de votação, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O objetivo das medidas é evitar a contaminação pela Covid-19.

Os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar à seção eleitoral. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.

As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto será disponibilizado nos locais de votação. O TSE recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

A distância de um metro entre as demais pessoas que estivem na sala também deverá ser mantida. Serão feitas marcações no chão com adesivos para indicar o distanciamento correto. O processo de identificação por biometria não será usado nas eleições deste ano para evitar a contaminação.

A recomendação é que pessoas que estiverem com sintomas de covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Outras medidas como o distanciamento do eleitor e do mesário também foram estabelecidas.

*Informações, Agência Brasil

Previdência Social