Previdência Social e suas formas de atender

Segurados possuem vários caminhos para chegar ao INSS

Byanca Guariz

Ao longo dos seus 95 anos de existência, a Previdência Social tem passado por uma verdadeira revolução no atendimento dos segurados, acabando com o fim das filas nas agências, e realizando o reconhecimento automático de direitos, que permite conceder benefícios em até 30 minutos.

O esforço para melhorar o atendimento é uma ação permanente e os 31,5 milhões de segurados ativos podem comemorar, pois além do reconhecimento automático de direitos, a Previdência inaugurou outros serviços para facilitar e aperfeiçoar suas formas de atender, tornando-as simplificadas e resolutivas.

Mais do que uma instituição que garante em dia o sustento de milhões de brasileiros (sendo considerada a maior distribuidora de renda do país), a Previdência se tornou uma promotora do bem-estar social, levando esperança os segurados dos locais mais distantes.

Além das agências fixas, a Previdência Social vem inovando sua forma de atender pela internet, tendo também as agências móveis flutuantes.

 

Agências

São as unidades fixas da autarquia espalhadas por todo o país. Ao todo são 1.500 unidades de atendimento, responsáveis pelo atendimento presencial.

Para localizar uma agência por CEP, por endereço ou localização atual, os segurados podem acessar o link:

https://meu.inss.gov.br/central/index.html?app=localizador#/localizador-aps.

 

Central de atendimento 135

Funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Entre os serviços prestados pela Central de Atendimento 135 estão: inscrever-se no sistema; obter informações sobre documentos, benefícios, andamento de processos e valores a receber; fazer denúncias e reclamações; saber datas de perícias médicas; consultar endereços e horários dos locais de atendimento.

 

PrevBarco

Dez, quinze ou até dezoito horas rio abaixo. Esse é o tempo de viagem que muitos segurados da Previdência Social levam para chegar as Unidades Móveis Flutuantes (PrevBarco) em busca de atendimento. Embarcações pequenas, nem sempre seguras, porém com seu destino final que é a APS mais próxima.

Concentrados e unidos, as populações ribeirinhas utilizam o transporte fluvial para suprir as necessidades de acesso às grandes cidades.

As unidades móveis flutuantes (PrevBarco) contam hoje com um aparato tecnológico que permite realizar os mesmos serviços oferecidos em uma agência fixa. O controle do que se oferece é feito pelo sistema informatizado do INSS, que possibilita em tempo real a visualização do atendimento que está sendo realizado, assim como qual serviço está sendo entregue para a população em todo o Brasil.

As embarcações percorrem a maior bacia hidrográfica e fluvial do mundo, a fim de oferecer atendimento previdenciário a comunidades formadas principalmente por trabalhadores rurais, indígenas e pescadores, na concessão de aposentadorias por idade, salários-maternidade e demais benefícios.

 

INSS Digital

Além das Agências fixas e da Central 135, os segurados podem acessar todos os serviços disponíveis do próprio conforto de casa. Com apenas um clique o segurado entra na página www.previdencia.gov.br que funciona 24h por dia, e possui quase 50 serviços e links.

Além de melhorar os serviços que são prestados, a Previdência Social implantou o INSS Digital – uma nova forma de atender.   

O INSS Digital é uma nova ferramenta que permite agilizar os serviços da Previdência Social, de forma eletrônica, evitando que os segurados se desloquem para uma agência. Essa plataforma vai combinar os serviços que podem ser feitos a distância ou nas agências e com a construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.

Um dos produtos do INSS Digital é o Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo Meu INSS também está disponível para celulares com sistema operacional Android.

A expectativa da autarquia é de que até o final deste ano cerca de 300 agências sejam adaptadas ao modelo digital, que representa 20% de todas as unidades do país.

 

Agências de acordo internacional

Tratam exclusivamente de assuntos referentes de acordo internacional, como requerimento de benefícios de cidadãos estrangeiros que trabalham no Brasil, ou brasileiros que trabalham no exterior.

Ao todo o país possui 14 acordos bilaterais e dois multilaterais, que beneficiam mais de um milhão de brasileiros residentes nos países consignatários dos acordos.

Além de permitir a contagem do tempo de contribuição dos trabalhadores para a obtenção de benefícios, os tratados já firmados evitam também a bitributação em casos de deslocamento temporário. A lista completa com os acordos já firmados está disponível no site da Previdência.

 

Ouvidoria

Criada em 1998, a Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS) é um canal aberto para ouvir os anseios, as críticas, reclamações, denúncias e elogios, com o objetivo de garantir os direitos dos usuários.

A Ouvidoria trabalha com o pós-atendimento e é considerada a maior ouvidoria pública da América Latina e a mais antiga da Administração Federal direta.

O modelo implantado pela Previdência é exemplo de eficiência para muitos órgãos. Além de atuar como um instrumento de participação e controle social, de defender os interesses dos segurados que vão em busca de serviços da Previdência, e resolver os casos concretos que são apresentados pelo cidadão, a Ouvidoria possui ainda o compromisso de apresentar diagnósticos, relatórios gerenciais e informações para subsidiar ações de melhoria dos serviços prestados pela Previdência Social.

 

Previdência Social