Previdência rural terá contribuição mínima individual

O governo de Michel Temer, decidiu rever a sistemática da contribuição previdenciária do setor rural e deve propor uma nova regra na Constituição, prevendo uma contribuição mínima individual.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico, um dos modelos possíveis estudados no âmbito da Reforma da Previdência, seria uma taxa semelhante à do Microempreendedor Individual (MEI) que é de 5% do salário, mas cobrado não em bases mensais e sim em uma periodicidade ainda a ser definida como trimestral ou semestral, de forma que não sobrecarregue o trabalhador.

Atualmente o trabalhador rural contribui sobre o valor que declara ter comercializado ao ano e tem que comprovar a atividade por pelo menos 15 anos.

A reforma da Previdência vai prever ainda uma mudança na fórmula do cálculo das aposentadorias para priorizar o tempo de contribuição no valor do benefício a ser pago, criando uma espécie de bônus para quem entra muito cedo no mercado de trabalho. Tanto a mudança na fórmula de cálculo dos benefícios previdenciários, quanto a nos critérios relativos ao sistema na área rural têm como objetivo ajustar as contas da Previdência Social.

 

 

Previdência Social