Previdência assina acordo internacional

Na última sexta-feira (2) a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda recebeu a visita da delegação da República Dominicana para celebrar a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os dois países.

Durante o encontro, a República Dominicana conheceu as experiências da Previdência brasileira no que se refere à política pública de inclusão do Microempreendedor Individual (MEI) e ao modelo de planejamento, melhoria e garantia dos processos de gestão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O estabelecimento de cooperação entre os dois países teve início em 2015, durante a visita de uma equipe de técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) à capital do país, Santo Domingo.

Para a secretária Executiva Adjunta da Previdência, Cinara Wagner Fredo, essa aproximação é de suma importância: “Esse tipo de cooperação é muito importante para a Previdência brasileira. O MEI para a gente é uma política relativamente nova e é muito gratificante podermos compartilhar as nossas experiências com outros países. A nossa expectativa é de que esta seja a primeira parceria de muitos projetos com a República Dominicana”.

A assinatura do acordo visa permitir que a equipe técnica de previdência dos dois países troque experiências por meio de reuniões, videoconferências e visitas técnicas.

Previdência Social