PREVIC implantará inteligência artificial aliada ao monitoramento das entidades fechadas em até dois anos

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) foi selecionada em dois projetos de um edital para desenvolvimento de soluções com base em Inteligência Artificial. Com isso, espera-se tornar mais eficientes e rápidas as análises de monitoramento, envolvendo as áreas de investimento e solvência dos fundos de pensão, de forma a tornar o sistema mais transparente e seguro.

Com o valor de subvenção de R$2 milhões e 852 mil, o projeto executado pela Finor Consultoria é voltado para a melhoria e aperfeiçoamento da coleta de dados, diretos e indiretos, sobre investimentos realizados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). A solução tecnológica de monitoramento contará, ainda, com a aplicação de filtros e indicadores para a identificação de aderência à legislação, bem como o reconhecimento de indícios de operações atípicas nos investimentos do fundo de pensão, com emissão de alertas e confiabilidade nos dados”, afirma a PREVIC, em nota.

A Inteligência Artificial será usada, no âmbito da segurança dos participantes e assistidos do segmento, em realizar a estimativa de risco de insolvência nos planos de benefícios, com a utilização de inteligência artificial para realizar a estimativa de insolvência nos planos de benefícios.

As inovações serão desenvolvidas em até 24 meses, com previsão de funcionamento a partir de 24 meses.

Previdência Social