CIN ganha prêmio de melhor documento de identificação da América Latina

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) recebeu na última sexta (7) um prêmio no Chile, como melhor documento de identificação da região, no High Security Printing América Latina (Impressão de Alta Segurança). A CIN reduz a possibilidade de fraudes, estabelece dados íntegros para os cadastros do governo e amplia a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil. Até o momento, aproximadamente oito milhões de brasileiros já possuem o novo documento.

A CIN possibilita uma melhor identificação dos brasileiros em meios digitais. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital e mudar o nível da sua conta. O primeiro passo é selecionar a opção “aumentar nível”. Com o documento em mãos, use o aplicativo para ler o QR Code impresso na CIN e realizar o reconhecimento facial.

É possível, baixar a CIN em formato digital e salvar na carteira de documentos do aplicativo do GOV.BR. O documento digital continua com o mesmo valor do físico.

A partir da base de dados da CIN, também será possível melhorar os serviços públicos, pois a administração pública poderá acompanhar todo o ciclo de vida dos cidadãos, podendo inclusive ofertar serviços ou benefícios de forma proativa. No futuro, será possível avisar pessoas sobre aposentadoria ou sobre o direito a um benefício como o BPC ou orientar um jovem que acabou de terminar o ensino médio sobre o Enem.

Previdência Social