Prefeituras e órgãos públicos devem milhões ao FGTS

Dados da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) revelam que algumas prefeituras e demais órgãos da administração pública estão em dívida com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a PGFN, eles devem o montante de R$ 679 mi.

Os dados que podem ser conferidos na página da PGFN através do link https://www2.pgfn.fazenda.gov.br/ecac/contribuinte/devedores/listaDevedores.jsf que destaca que ao todo os empregadores da administração pública somam 307 devedores com pendências exigíveis (ou seja, com dívidas que ainda podem ser cobradas). Esse número representa apenas 0,17% entre o total de empregadores com pendências exigíveis com o FGTS (ou seja, incluindo o setor privado).

As prefeituras integram a maior parte das devedoras do FGTS, considerando apenas o setor de administração pública. São 168 no total, o equivalente a 54% dos empregadores com dívidas exigíveis. Entre os 20 maiores devedores do FGTS, 19 são prefeituras. A PGFN não informou o número de servidores prejudicados.

 

Previdência Social