PF faz operação contra quadrilha que fraudou INSS para obter benefícios de pessoas mortas

A Polícia Federal cumpriu 15 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas por integrarem uma quadrilha especializada em fraudes para obter benefícios previdenciários. As operações foram realizadas em Santa Catarina, Paraná e Pernambuco.

Segundo a PF, os criminosos fraudavam a Previdência Social através de documentos falsos com a intenção de comprovarem vínculos inexistentes com beneficiários já falecidos; dessa forma, os suspeitos tinham acesso a valores referentes a aposentadorias e pensões por morte. Além disso, eles usaram matrículas e senhas de servidores do INSS para reativar benefícios de forma irregular.

A maior parte dos mandados é contra investigados das cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí e as cidades paranaenses de Curitiba, Maringá e Fazenda Grande, além de Petrolina, em Pernambuco.

A operação de hoje, denominada “Segue o Baile! A Festa Continua”, é um desdobramento de uma ação anterior, de novembro de 2021, que investigou crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, acesso indevido aos sistemas da previdência, entre outros.

Com informações do portal G1.

Previdência Social