Pesquisa afirma que brasileiro quer se aposentar antes dos 60

Cerca de 53% dos brasileiros são a favor da idade mínima

Uma pesquisa Datafolha apontou que uma parcela significativa da população brasileira quer se aposentar antes dos 60 anos. Segundo os dados da pesquisa, 24% dos brasileiros esperam se aposentar depois dos 60 anos. Outros 24% querem se aposentar quando tiverem entre 56 e 60 anos de idade e 21% gostariam de chegar a aposentadoria antes dessa idade.

Durante o estudo, os entrevistados apontaram que 60 anos é a idade ideal para a aposentadoria.

O atual governo pretende enviar ao Congresso Nacional, ainda no segundo semestre deste ano, uma proposta de reforma da Previdência. Entre as propostas que serão apresentadas, está a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria e outras medidas para conter a expansão de gastos com o benefício.

Segundo a pesquisa, somente em 2015 o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acumulou um déficit de R$ 86 bi, com o pagamento de aposentadorias – o equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A previsão do governo é que no próximo ano, o déficit previdenciário chegue a 2,7% do PIB.

O estudo mostrou ainda que 53% dos brasileiros são a favor de estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria do trabalhador, mas 43% são contra. Cerca de 57% dos entrevistados relataram que a idade mínima poderia ser a mesma para homens e mulheres, já os outros 41% preferem limites diferentes.

 

Previdência Social