PEC 55 é criticada durante comissão

Nesta quinta-feira (3), a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) discutiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 – que estabelece um teto para os gastos públicos. Durante a comissão, vários senadores e dois economistas criticaram a proposta. As informações foram divulgadas pela Agência Senado.

Para o senador Roberto Requião (PMDB-PR), não é a retomada da confiança do investidor que vai aquecer a economia. “Se a economia está em depressão, como é o nosso caso, o setor privado mesmo que tenha recursos disponíveis para investimentos, como de fato tem, aplicados na dívida pública, não realiza investimentos reais, porque não tem demanda”, disse.

Durante a comissão, o presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, fez duras críticas a PEC. Ele lembrou que a entidade aprovou duas notas contra a iniciativa, sendo uma delas por unanimidade, mesmo numa plenária formada por diversos economistas de diferentes escolas econômicas.

Segundo ele, o Brasil precisa retomar o crescimento, mas não a qualquer preço, e sim com a inclusão social e distribuição de renda. Para Miragaya o problema está no atual modelo tributário.

Previdência Social