Outubro Rosa: Nós abraçamos essa luta

Toque-se, a sua amiga do peito é a prevenção”

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo esclarecer e estimular a participação da população na luta contra o câncer de mama, que segundo estimativas do Instituo Nacional do Câncer (INCA) atingiu cerca de 66.280 mulheres em 2020.

De acordo com as últimas estatísticas das (Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM – 2018) o número de mortes foram 17.763, sendo 17.572 mulheres e 189 homens.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;

  • Alimentar-se de forma saudável;

  • Manter o peso corporal adequado;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Amamentar;

  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

*Com informações, INCA

Previdência Social