Outubro Rosa: Nós abraçamos essa luta

Prevenir é um ato de amor!

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo esclarecer e estimular a participação da população na luta contra o câncer de mama, que segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) atingiu cerca de 66.280 mulheres em 2020. A Anasps, sempre pensando no bem-estar de seus associados e da sociedade em geral, aderiu ao movimento Outubro Rosa e apoia a campanha.

De acordo com as últimas estatísticas da (Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM – 2018) o número de mortes foram 17.763, sendo 17.572 mulheres e 189 homens.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;

  • Alimentar-se de forma saudável;

  • Manter o peso corporal adequado;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Amamentar;

  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Cuide-se! Prevenir é um ato de amor. A Anasps apoia essa causa. 

*Com informações, INCA

Previdência Social