Operação deflagra fraudes em aposentadorias rurais

Foi deflagrada pela Força-Tarefa Previdenciária, a operação “Game-Over”, nas cidades de Filadélfia (TO) e Teresina (PI), com o objetivo de desarticular um esquema criminoso especializado em fraudar benefício de aposentadoria por idade rural. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, e uma medida cautelar de afastamento das atividades de um servidor, todos expedidos pela 2ª Vara da Subseção Judiciária em Araguaína, Justiça Federal no Tocantins.

As investigações tiveram início em 2013 e constatou que o grupo criminoso fraudava as aposentadorias com declarações falsas de exercício de atividade rural, emitidas pelo então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Filadélfia (TO). Um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvido no esquema, recebia as declarações e registrava no sistema como se fossem verdadeiras.

O grupo atuava há quase seis anos e foi descoberto a partir de denúncias recebidas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

 

Previdência Social