O impacto da pandemia do coronavírus pelo Brasil

Confira as medidas adotadas por estados

 

Após a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) à pandemia do coronavírus, estados e municípios aderiram medidas de proteção para evitar surto de coronavírus no Brasil e se adaptar às recomendações do Ministério da Saúde. 

O Governo preocupa-se não só com a chegada de pessoas vindas do exterior, mas sim com a transmissão comunitária. A transmissão comunitária ocorre quando o vírus já circula entre a população, ou seja, quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão. 

Férias adiantadas, home office e recomendações para evitar aglomerações, estão entre as medidas protecionais. 

Confira as medidas iniciais adotadas por cada estado:

São Paulo

Na capital de São Paulo, todos os eventos com público maior que 500 pessoas, estão suspensos por indeterminado período. As aulas nas redes estaduais e municiais deverão ser canceladas ao decorrer da semana. O governo estuda formas de garantir o ensino a distância durante o fechamento das escolas.  

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, há decretos que proíbem eventos desportivos, shows, cinemas, teatros e museus por até 15 dias. Segundo o governo, a polícia militar poderá interditar praias para evitar aglomeração de pessoas. 

Pernambuco

No Recife, os grandes eventos públicos e privados, além de atividades em equipamentos culturais e esportivos administrados serão suspensos a partir de segunda-feira (16). A apresentação da tradicional Via Sacra que ocorreria em abril, foi adiada para setembro. O governo também proíbe realização de eventos com mais de 500 pessoas.  

Distrito Federal

O governo prorrogou o decreto que determina a suspensão das aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal e antecipa as férias escolares. Medida vale por 15 dias a partir da desta terça-feira (17). Em relação às escolas privadas, cada uma deverá fazer o próprio calendário. Cinemas e teatros no DF também suspendem sessões pelos próximos 15 dias.

Minas Gerais

O governador Romeu Zema (Novo) decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas por 30 dias em Minas Gerais. Medida será revista semanalmente.

Goiás

O governador decretou situação de emergência em saúde pública. Os eventos públicos e particulares estão suspensos por 15 dias, assim como visitas a presídios e a pacientes com coronavírus.

Paraná

A Universidade Federal decidiu fechar os restaurantes universitários a partir de segunda-feira (16). A prefeitura de Curitiba reforçou cuidados no transporte coletivo, como instalar álcool gel nos terminais e isolar bebedouros.

Rio Grande do Sul

O avanço do coronavírus provocou a suspensão de aulas para cerca de trinta mil estudantes de três universidades públicas a partir de segunda-feira (16). Entidades e locais públicos cancelaram eventos, seguindo a orientação da prefeitura para evitar eventos com mais de 100 pessoas.

Bahia

Em Salvador, a prefeitura proibiu eventos para mais de 500 pessoas a partir de segunda-feira (16). Inclusive, a festa de aniversário da cidade, que será remarcada. 

Amazonas

Em Manaus, a Universidade Federal do Amazonas suspendeu as aulas por duas semanas. E a Universidade Aberta da Terceira Idade, por um mês. Eventos de carnaval marcados para fim de semana em Manaus também foram cancelados.

Tocantins

O estado segue sem nenhum caso confirmado da doença. O que não exclui a prevenção, aulas foram suspensas em parte das escolas e universidades, e alguns órgãos público devem ter o funcionamento afetado a partir da próxima semana.

Como evitar o vírus?

Para garantir sua segurança, esteja atento aos cuidados de natureza pessoal. Com ajuda de cada um, podemos reduzir a velocidade de propagação do vírus. Lavar as mãos frequentemente, limpar e desinfetar superfícies e entre outras dicas. Confira em nosso site como se prevenir. 

*Sandy Mendes, estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

Previdência Social