Número de servidores que se aposentaram caiu 62% no primeiro ano da pandemia

As aposentadorias de servidores públicos caíram drasticamente com a pandemia de covid-19. O número de servidores que deixaram o quadro do funcionalismo federal caiu 62% no primeiro ano da pandemia. Em 2019, 37.903 saíram do serviço público. No ano passado, o número caiu para 14.138. Neste ano, foram registradas 4.058 aposentadorias até maio.

Os dados fazem parte de um levantamento do Metrópoles com base em informações do Painel de Estatística de Pessoal (​PEP), plataforma alimentada pelo Ministério da Economia.

Alberto Ledur, coordenador-executivo da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp) e representante do Movimento a Serviço do Brasil, pontua que a pandemia causou mudança de rota.

 “Acredito que a Covid-19 tenha produzido efeito reverso, tendo em vista a redução de valores previstos em proventos de aposentadorias, seja com a perda da percepção de verbas indenizatórias, como auxílios refeição, como com a redução de valores em decorrência dos cálculos baseados em médias de contribuição, ou mesmo as limitadas ao teto”, explica. 

*Fonte: Metrópoles 

 

Previdência Social