Não caia no golpe da Prova de Vida! O INSS não solicita documentos por mensagem

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sendo usada, novamente, como isca para golpistas roubarem dados de aposentados e pensionistas. As abordagens acontecem por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS).

Os golpistas pedem informações pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio nos pagamentos”. Eles chegam a enviar links para que o segurado faça a biometria facial. A pessoa que entra em contato é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do beneficiário com a intenção de dissimular a farsa.

O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. A autarquia não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem envia links por mensagem para a realização de biometria facial.

Tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Caso tenha caído em um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Para evitar possíveis problemas, o INSS passa as seguintes orientações:

– O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.

– O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.

– A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.

– Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.

– A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).

– Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.

– Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Previdência Social