Ministro da Fazenda afirma que a recessão do Brasil acabou

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, disse nesta terça-feira (21) que a recessão no Brasil já terminou e que o país está em crescimento, com sinais sólidos de recuperação. Ao lado do presidente Michel Temer, o ministro participou da reunião da Comissão Especial da Reforma da Previdência.

Ao abrir a reunião, Meirelles disse que o Brasil tem se recuperado com a subida e valorização da Bolsa de Valores, o ganho de valores que tiveram o Banco do Brasil, a Petrobras, a Vale e com a queda do risco Brasil e do dólar. De acordo com o ministro, a recessão já terminou e o país tem a recuperação impulsionada por medidas fundamentais como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos e a da Previdência. A mensagem, segundo o ministro, é de que é mais importante ter a segurança de que a aposentadoria será recebida do que a expectativa de que vão se aposentar mais tarde, gerando insegurança para o futuro.

O ministro falou também sobre a reforma tributária, afirmando que pretende reduzir em um quarto o tempo de trabalho que é destinado ao pagamento de impostos. O tempo médio gasto pelas empresas só para conseguir pagar os impostos, segundo Meirelles, é de 2,6 mil horas por ano de trabalho. Para o ministro, essas medidas ocasionarão na redução desse tempo para menos de 600 horas.

 

Previdência Social