Ministério informa que trabalhador deve denunciar empresa que não depositou o FGTS

Uma reportagem divulgada nesta segunda-feira (13), pelo G1, aponta que o Ministério do Trabalho já recebeu 239 denúncias de problemas com o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a reportagem, se o trabalhador constatar que não teve o recurso depositado, pode formalizar denúncia contra a empresa.

O chefe da Divisão de Fiscalização do FGTS no Ministério do Trabalho, Joel Darcie, lembra que qualquer trabalhador pode checar se os depósitos estão sendo feitos corretamente.

Segundo Darcie a denúncia fica registrada como anônima, evitando possíveis prejuízos ao emprego. “Ele pode procurar o sindicato representante da categoria profissional ao qual ele pertence ou uma superintendência, agência ou gerência do Ministério do Trabalho na cidade dele”, explica.

O trabalhador também tem a opção de oferecer denúncia ao Ministério Público do Trabalho ou ingressar com reclamação na Justiça do Trabalho. Nos casos em que a empresa não exista mais, o trabalhador pode ingressar com uma ação trabalhista na Justiça do Trabalho e requerer o pagamento do FGTS devido.

 

Previdência Social