Ministério da Saúde será o primeiro órgão a usar biometria nos serviços públicos

O novo modelo de identificação deve começar os serviços em 2017

O Ministério da Saúde será o primeiro órgão da administração pública federal, a utilizar serviços de biometria, proposto pelo governo para todos os programas sociais. As informações são do Ministério do Planejamento.

O projeto que deve começar os serviços a partir de 2017, vai permitir a identificação dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pela biometria.

O serviço foi construído a partir de uma parceria com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de proporcionar maior segurança no registro e acesso a informações dos cidadãos, além de evitar fraudes.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, será um passo importante para o aperfeiçoamento dos sistemas da saúde. “Estamos fazendo um esforço enorme para acelerar a informatização no SUS que é uma prioridade na minha gestão”, afirmou Barros.

Ainda para o ministro, a biometria irá permitir a disponibilização segura do prontuário eletrônico do paciente, já iniciado a partir do cartão do SUS – identidade do cidadão no acesso aos serviços de saúde público e privado.

 

Previdência Social