Ministério da Previdência do Brasil e Ministério da Inclusão, Seguridade Social e Migrações da Espanha se reúnem para debater temas

O objetivo da reunião é discutir temas sobre inclusão social e reconhecimento de direitos

O Ministério da Previdência Social do Brasil e o Ministério de Inclusão, Seguridade e Migrações da Espanha iniciaram, nesta segunda-feira (26), várias discussões relacionadas à seguridade social. O objetivo da assistência técnica é promover o intercâmbio de experiências entre os dois países com a ideia de identificar os desafios e encontrar melhores soluções para o aprimoramento da proteção social dos trabalhadores.

Assim que a reunião se iniciou, o diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar, Narlon Gutierre, falou sobre os tipos de regimes de previdência no Brasil e destacou a importância das cooperações. “Essa não é a primeira assistência técnica com a Espanha. Essas trocas sempre permitem um aprendizado na formulação de políticas públicas”, explica.

A conselheira da Embaixada da Espanha, Maria Dolores, explica a importância dos sistemas de assistência técnica. “Os sistemas de assistência técnica são muito importantes para aprimorar a prestação de serviço aos cidadãos”. A representante está há quatro anos à frente das cooperações com o Brasil.

Até quinta-feira (29), os dois países conversarão sobre temas como: Proteção Social de Trabalhadores de Plataformas – direitos laborais e inclusão social; Gestão de Reconhecimento de Direitos e Concessão de Benefícios por Doenças Mentais; e Promoção da Educação Financeira em Seguridade Social.

Novo encontro

Em continuidade aos trabalhos, nos dias 3 e 5 de julho, os dois países se reúnem para discutir novos temas como a equidade de gênero no mundo laboral, com especificação sobre o papel das licenças parentais.

Previdência Social