Ministério da Cidadania firma acordo para qualificar jovens dependentes químicos

A ação alcança também as pessoas em situação de vulnerabilidade social

 

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, assinou, na segunda-feira (27), acordo de cooperação técnica para implementar o Plano Progredir e o Programa Brasil Mais Empreendedor em comunidades terapêuticas associadas ao governo federal.

A ação visa oferecer qualificação profissional e criar oportunidades no mercado de trabalho para jovens dependentes químicos e em situação de vulnerabilidade social. O acordo oferece cursos profissionalizantes, orientação na área de empreendedorismo e acesso a microcrédito produtivo.

De acordo com o ministro, as reinserções sociais e profissionais são passos fundamentais para a reabilitação desse público. “Reinserção é chave para a pessoa voltar a ter uma vida produtiva, de responsabilidade social e familiar. Por isso, é fundamental criarmos as oportunidades para que esses jovens tenham condição para mudar de vida”, defendeu.

O fundador da ONG Salve a Si, Henrique França, enxerga a parceria com programas de profissionalização e empreendedorismo como uma oportunidade de manter os jovens longe das drogas. “Fala-se muito em reinserir esses jovens, mas a maioria sempre viveu às margens da sociedade. Esse tipo de serviço garante a eles a possibilidade de uma vida melhor e honesta”, opina.

 

Previdência Social